quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como calcular a demanda?

Para calcularmos a demanda do consumidor pelo bem X devemos recorrer a hipótese de “Coet
eris Paribus.”= tudo mais constante, podendo variar apenas uma determinante. No nosso caso a única função que pode variar é somente o preço. Em economia, Demanda ou Procura ou "" demandada"" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.

A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência dessas variáveis, considera-se separadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor (condição coeteris paribus).

Como a demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo e se ele tiver intenção de satisfazê-los.

Sempre que damos prioridade para o consumo de alguma coisa em detrimento de outra, estamos demonstrando um desejo. O desejo é a maneira específica na qual buscamos a satisfação de nossa necessidade.

A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para as empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que irão adquirir o produto ou serviço.

4 comentários:

  1. o cara falou falou e fugiu do topico central que era CALCULAR a demanda de um dado produto. Acho que ele é parante da personagem " Rolando Lero" da escolinha do Prof. Raimundo

    ResponderExcluir
  2. Então... Como calculamos mesmo?
    Concordo com o tópico acima, falou falou e não mostrou como calcular.

    ResponderExcluir
  3. esses fii de rapariga só falam e falam, mas nao resolvem nada, tbm quero saber como se calcula a demanda!!!

    ResponderExcluir
  4. Demanda de um produto já utilizado você pega o consumo dos ultima 6 meses, some e divide por 6. O total você divide por trinta e tem a demanda diária do produto.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir